Vládia Pompeu Silva - AGU

AGU recebe Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Publicado por

A Adjunta do Advogado-Geral da União, Vládia Pompeu Silva, recebeu nesta quarta-feira (14) em nome da Advocacia-Geral da União (AGU), o Selo da 6ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A premiação é concedida pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e tem como objetivo incentivar empresas e instituições públicas a promoverem ações que superem as desigualdades de gênero e raça no ambiente de trabalho.

O prêmio foi entregue à AGU em razão dos avanços da instituição na promoção de equidade nos diversos cargos e unidades. A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; dos presidentes do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, e da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; de secretários nacionais do ministério e de outras autoridades.

Segundo Vládia Pompeu, a iniciativa representa um reconhecimento do que já foi feito, além de um estímulo para que novas iniciativas nesse sentido sejam implementadas na Advocacia-Geral. “Essa iniciativa é mais um reforço do trabalho que vem sendo feito pela AGU na atuação feminina dentro da Casa. Hoje, quantitativamente, temos muitas mulheres ocupando cargos de destaque, e isso vem sendo reconhecido constantemente. A entrega desse selo é mais um reforço de que estamos no caminho certo”, disse a Adjunta do AGU, após receber o prêmio.

Vládia Pompeu lembrou que, além de assessoras de destaque e de outras Adjuntas ocupando cargos importantes na AGU nos últimos anos, a instituição possui hoje duas mulheres comandando postos bastante relevantes: Izabel Vinchon na Secretaria-Geral de Contencioso, à frente de toda a representação da AGU junto ao Supremo Tribunal Federal, e Iêda Cagni, Secretária-Geral de Administração. “Eu acho que dar espaço a mulheres dentro de uma Casa de Advocacia que pode ser definida como o maior escritório de advocacia do mundo é muito representativo. Não só nesse âmbito de ação, mas para toda a sociedade brasileira”, destacou, lembrando das recentes iniciativas promovidas internamente pela AGU.

Selo de Pró-Equidade de Raça e Gênero: criado em 2005, o projeto que garante o Selo de Pró-Equidade de Raça e Gênero para empresas públicas e privadas participantes conta é promovido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos em parceria com a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Veja também