CEBRASSE inicia amanhã ciclo de palestras

CEBRASSE - ciclo de palestras

Visando preparar os empresários do setor de serviço, a Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE), com apoio do escritório Maricato  Advogados, está dando início a ciclo de palestras que se destinam a apontar as ameaças e oportunidades abertas pelas alterações no mercado ditadas pela pandemia, além de discussão de questões especificas, nas áreas tributária, trabalhista e civil. Veja abaixo como se inscrever.

O presidente da CEBRASSE, João Diniz, diz que no setor de serviços esses impactos foram desiguais, tendo alguns segmentos sido muito mais prejudicados do que outros.  Estão entre estes os que prestam serviços  presenciais diretos ao consumidor, tais como o de alimentação fora do lar, os relacionados a atividades culturais, de turismo, o de eventos, os de transportes, em especial os de transporte aéreo.

A retração de atividades enfraqueceu e muito as empresas desses segmentos, muitas fecharam suas portas. E por consequência, é possível que até o fim do ano ou início de 2022 ocorra uma recuperação. Com aumento da demanda, as empresas que conseguirem se manter ativas e prestando serviços de qualidade poderão sair na frente, na ocupação de espaços no mercado. É isso que deve ocorrer se não houver alterações muito fortes no panorama político, que afugente investidores.

CEBRASSE terá papel importante

Para o presidente da CEBRASSE, teremos dois embates nos próximos meses. Um envolvendo setores privado e público e outro exclusivamente entre players da área privada. E esses conflitos deverão se acentuar na discussão da reforma tributária.

Diniz entende que quanto melhor se defender um setor, menos ele perderá na partilha de ônus nos próximos anos, em particular nos encargos tributários.

Quem defende os setores são principalmente entidades, afirma Percival Maricato, coordenador das palestras. “Importante que a CEBRASSE seja competente e combativa, que seja apoiada por todo o setor de serviços, que se prepare para o acirramento das disputas que acontecerão durante os próximos anos”.

Reflexos específicos em áreas jurídicas

Além de discussões sobre o que pode ocorrer com o setor de serviços e como ele deve se defender, as palestras abordarão matérias específicos nas áreas trabalhistas, tributária e civil.

Na área trabalhista, o advogado Fábio Zinger deverá falar sobre a redução de jornada e salário e suspensão de contratos e suas consequências, das reclamações contra empresas enfraquecidas, de como a Justiça do Trabalho tem abordado as novas legislações nessa área, especialmente as que beneficiaram empresas.

Na área tributária, Diogo Telles Akashi falará sobre os benefícios oferecidos pela União, o que pode acontecer com empresas que não conseguem cumprir obrigações, como tentar recuperar inúmeros tipos de impostos  e melhorar a situação dos negócios.

Por fim, Percival Maricato exporá possíveis soluções com diversos problemas muito comuns no cotidiano empresarial: como lidar com fornecedores, bancos, clientes, fiscalizações, locadores.

Todos os advogados explicarão as possibilidades de defesa por procedimentos administrativos e como tem respondido o Judiciário à demandas das empresas nas atividades abordadas.

Com isso, a CEBRASSE e o escritório Maricato Advogados, que fornecerá os profissionais envolvidos, esperam ajudar as empresas a sobreviverem e ocuparem espaços no mercado tão logo estes se apresentem.

Inscrições: via e-mail financeiro@cebrasse.org.br ou telefone 11 3251-0669 para receber o link de transmissão. Data: 23/02/2021. Horário: das 10h às 13hs.

Veja também